quarta-feira, 11 de março de 2009

ESBOÇO BIBLÍCO - A DIFERÊNÇA DO CRISTÃO

TEMA A DIFERÊNÇA DO CRISTÃO

Texto: 13. 24-30;36-43 / Ml 3.18

INTRODUÇÃO

Quando Jesus apareceu pregando e ensinando a respeito do reino, valeu-se de parábolas com o objetivo de esclarecer as verdades que o formalismo de então havia encoberto. Nestas parábolas estão contidos os mais importantes ensinos concernentes à vida cristã.

Destacaremos algumas verdades que cremos ser de grande valor para o nosso crescimento espiritual:

I – A ORIGEM DAS MISTURAS

O papel do adversário é lutar contra a obra de Deus, fazendo oposição. É assim que o diabo, "o inimigo", é identificado na parábola (v 39). O texto deixa clara a sua existência e que ele não mede esforços para alcançar o seu objetivo.De acordo com o texto, podemos entender como o "inimigo" semeia suas "ervas daninhas" no seio da Igreja:

1. Aproveitando-se da sonolência dos ministros de Deus

Aproveitar as oportunidades é uma demonstração de quem leva a sério o alcance de suas metas. Diante disso, é bom frisar que, no momento em que os homens dormiam, ele se valeu da oportunidade e atacou.Infelizmente são muitos os que dormem o sono da negligência e da displicência espiritual. Os ministros que deveriam vigiar em oração a propriedade de Deus e zelar dela aplicando os ensinos da Palavra estão sonolentos, envolvidos em muitas ideologias. Esqueceram-se da advertência de que devemos vigiar e orar, pois o nosso "adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão buscando a quem possa tragar" (1Pd 5.8).

2. Lançando seus ataques oportunistas

O papel do adversário é o de minar a estrutura da Igreja, por isso espalha nos corações usura, inveja, heresias, orgulho, impiedade, falsidade, adultério e outros tipos de males. Veja o caso de Ananias e Safira. Eram cristãos e tinham toda a liberdade de ofertar, desde que fosse com um coração sincero e alegre. No entanto, como diz as escrituras, Satanás encheu seus corações de falsidade, avareza e destemor ao ponto de mentirem para Deus (At 5). O diabo não enfrenta os cristãos de frente, mas sempre pela retaguarda. Procura sempre oportunidades e, no menor vacilo, ataca, fere e mata (Jo 10.10).

3. Usando a sua sutileza em semear e retirar-se

Quem já presenciou o ataque de uma serpente, pôde perceber duas coisas: Primeiro, a rapidez do ataque; segundo, a estratégia. A víbora não tem interesse em segurar a vítima, ela injeta o seu veneno e volta ao seu esconderijo, aguardando o efeito mortífero do veneno atuar na presa. O diabo é chamado de "antiga serpente" (Ap 12.9), provavelmente pelas características semelhantes à da cobra venenosa. No texto vemos que o maligno semeou o joio e "retirou-se". Depois do ato perverso, ele se esconderá aguardando o veneno fazer seu efeito. A sua "ausência" dificultará a identificação do mal no seio da Igreja.

II – A DIFERENÇA IDENTIFICADA

Na apresentação do reino, o texto nos revela uma realidade: o bem e o mal coexistem. Podemos entender melhor observando os subtópicos a seguir:

1. O trigo e o joio estão plantados no mesmo campo"O campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno" (v 38). Quando o Senhor orou pelos santos, Ele disse: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal" (Jo 17.15). Os filhos do reino estão juntos com os filhos do maligno, não para serem influenciados, mas para influenciar por meio de suas vidas e pela pregação do evangelho, que é o poder de Deus para salvar e transformar o homem.

Não podemos ignorar a presença do joio e do trigo no mesmo terreno trabalhado pelo lavrador, isso nos leva a admitir a coexistência de filhos do reino e filhos das trevas na mesma congregação dos santos, e que somente no dia da colheita (arrebatamento) serão de fato distinguidos.

Hoje, com as formas variadas de culto e louvor, ficou ainda mais difícil distinguir entre um cristão e o não cristão. Por vezes chegamos a confundir trigo com joio e vice-versa.

2. O trigo e o joio são aparentemente iguais - Era comum semear joio na plantação de trigo alheio com o propósito de vingança. O joio só pode ser notado quando o trigo cresce e frutifica. Os falsos cristãos só podem ser identificados quando confrontados com os verdadeiros. Paulo chega a afirmar: "E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós" (1Co 11.19).

Assim somos nós: reunimos características comuns, porém, temos uma coisa que faz distinção entre o santo e o profano, as atitudes do nosso coração visto que são elas que dizem o que realmente somos. De acordo com o Senhor, cada árvore é conhecida pelo seu fruto (Lc 6.44a).

Os "filhos do maligno", representado pelo "joio", promovem contendas, murmurações e cismas na igreja, mas são tão íntimos dos "filhos do Reino", que é praticamente impossível arrancá-los sem prejudicar os inocentes (v 29).

III – A SEPARAÇÃO FINAL

Muitas vezes ouvimos questionamentos acerca de tanta injustiça e impiedade que reinam no mundo. No entanto, o mal não reinará eternamente, pois será exterminado definitivamente. Assim também será com os que praticam a iniqüidade, serão separados para a vergonha eterna, enquanto os que praticam a justiça herdarão o reino. E isto se dará na seguinte circunstância:

1. No tempo da ceifa (v 39) - Muitas vezes queremos efetuar, por nós mesmos, o juízo final, fazendo acepção de pessoas, excluindo-as do nosso convívio e até mesmo taxando-as de joio. Queremos ceifá-las antes do tempo. De acordo com o texto, os servos quiseram arrancar a erva que crescia junto ao trigo, mas o Senhor do campo não permitiu. A razão para tal atitude é a de preservar o trigo que provavelmente seria prejudicado, por isso o Senhor deixou tudo para o momento da ceifa. Portanto, "Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniqüidade" (Mt 13.40,41).

2. Na eternidade – Por fim, o joio encontrará o seu lugar definitivo. Os crentes de má qualidade não ficarão impunes para sempre. "Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos" (Sl 1.5).

O papel dos filhos de Deus é dar bons frutos e os do maligno é dar frutos maus. Por isso se diz: "Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se" (Ap 22.11). "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que o não o serve" (Ml 3.18).

Na eternidade, os crentes desobedientes não poderão permanecer escondidos no meio da congregação dos santos e cada um terá o seu destino. Quanto ao "joio": "E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes" (Mt 13.42), mas o "trigo": "Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça" (Mt 13.43).

CONCLUSÃO

As verdades ensinadas pelo Senhor Jesus Cristo através das parábolas não têm como objetivo apenas o acréscimo de conhecimento; visam, sobretudo, despertar a consciência daqueles que ambicionam herdar o reino de Deus.

O cristão tem papel importante como luz do mundo. Deve, portanto, fazer a diferença pelas suas obras e conduta cristã, em contraposição ao "joio" que o inimigo semeou.

Para reflexão:

¨ Você tem tido cuidado com as ciladas do inimigo?

¨ Você tem influenciado, positivamente, as pessoas no mundo?

¨ Você tem demonstrado na prática que é de fato um "trigo"?


OBS: Mensagem pregada no culto de Doutrina na Igreja Assembleia de Deus, congregação de Santo Aleixo, estrada da luz, no dia 11/03/2009

quinta-feira, 5 de março de 2009

ESBOÇO BÍBLICO - O SEGREDO DO SUCESSO DE EZEQUIAS

Tema: O Segredo do Sucesso de Ezequias

Texto: 2 Rs 18; Is. 38.5

Introdução: Lembremo-nos que parte do sucesso de seu passado será medido pelo que você faz com ele agora e pela maneira que o utiliza para se preparar para o futuro. Pois o passado é uma parte impotante das ações de hoje e dos planos de amanhã.

I. Sua grande confiança em Deus

a) Ele apegou-se de todo coração a Deus. V.3-5

Apegar-se de coração é em 1. Amor Dt 6.5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coraçäo, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”

2. Em obediencia Sl 119.2 “Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coraçäo

3. Em confiança Pv 3.5 “Confia no SENHOR de todo o teu coraçäo, e näo te estribes no teu próprio entendimento.

4. Em Oração Jr 29.13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coraçäo.

5. Em Arrependimento Jl 2.12 “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coraçäo; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

b) Manteve-se firme na Palavra de Deus V. 06

Um bom exemplo de estar firme na palavra é o que esta escrito em Mt 7.24-27 falando sobre os dois alicerces, em qual desses alicerces nos estamos firmados? Ex. o neopentencostalismo em seus três pilares: 1. Milagres; 2. Teologia da Prosperidade; 3. Batalha espiritual, tem destruido a santa escristuras com os seus modismos, e muitas igrejas evangelicas aderiram esses tipos de teologia, que de teologia não tem nada, que tem trazido muitos males a Igreja do Senhor Jesus.

II – O que Deus fez por Ezequias.

a) Deus estava com ele e deu-lhe grande êxito no seu agir v.7

Deus lhe concedeu grandes vitorias, em decorrencia de sua maneira de agir e de executar as ordens de Deus. Ex. vitoria sobre senaqueribe.

III – O que Ezequias fez por Deus

a) Fez o que agradou a Deus v. 3

b) Eliminou os idolos v. 4

c) Foi mais piedoso do que todos os seu antecessores v. 5

d) Separou-se dos incrédulos v. 7

e) Conseguiu grandes vitórias sobre os seus inimigos. V.8


Obs: Mensagem Pregada no 5º Aniversário do Cir. de Oração em Marcos Freire, na Congreçação de Marcos Freire, texto biblico da festividades. Is. 38.5b. Meus agradecimentos ao Nosso Senhor Jesus Cristo por ter me concedido essa oportunidade de ministrarmos a sua santa palavra. Ao nosso Pr. Francisco Tercio que esteve presente no aniversário ao Pb. José Zito pelo apoio, a nossa Ir. Mercia a dirigente desse cir. de oração e a todas as irmães.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

PROTESTANTES X EVANGELICOS

Meus queridos e amados irmãos vivemos numa situação muito alarmante neste século XXI, onde temos visto uma variação dos termos do ser "cristão", ou seja baseado neste sentido, ao longo dos séculos da história da Igreja, temos observado que houve varias conotações, por exemplo surge no século XVI o termo "protestante" que no nosso dicionário significa: aquele que protesta. Baseado nisso segundo se tem da sua definição O termo protestante surgiu como apelido pejorativo para aquele grupo de príncipes eleitores e cidades imperiais alemãs que se atreveram a expressar seu protesto, o testemunho público de objeção, na Dieta de Speyer de 1529, contra o Édito de Worms que proibía crer e ensinar as doutrinas luteranas naquelas localidades do Sacro Império Romano-Germânico onde ainda não eram conhecidas, mas que entregava completa liberdade ao clero romano para rebatê-las e persegui-las naquelas localidades do império onde já havia sido implantado.
Surge o termo que muitos conhece pelo nome de "Evangelicos"bem evangelicos são protestantes? analizando o nosso século XXI, ser evangélico hoje não é mas protestante, e sim status, onde pessoas que viver de todo jeito. Mas é triste ver como o termo evangélico teve seu significado alterado, distorcido e corrompido. É possível ser “evangélico” e viver sem nenhum compromisso com a Palavra de Jesus. Se é pra ser chamado de evangélico da mesma forma como o termo é usado hoje em dia, não quero mais ser chamado assim. Afinal, o termo evangélico não está na Bíblia mesmo. Que me chamem apenas de cristão, protestante ou discípulo de Jesus. Hoje artistas cantam, pregam e depois vão fazer o que os impios fazem sem nenhum costrangimento, que evangelho estamos vivendo hoje.
Pois esta aqui o meu protesto, pois sou protestante. E me chamem assim.

Quero postar aqui um resumo de um texto escrito pelo Pr.Ariovaldo Ramos que expressa muito bem o que anseio para a Igreja:
“… Ser evangélico, pelo menos no Brasil, não significa mais, ser praticante e pregador do Evangelho (boas novas) de Jesus Cristo… .
Não quero mais ser evangélico! Quero voltar para Jesus Cristo, para a boa notícia que Ele é, e ensinou. … Voltemos à consciencia de que o caminho, a verdade e a vida é uma pessoa e não um corpo de doutrinas e/ou tradições, nascidas da tentativa de dissecarmos Deus; de que, estar no caminho, conhecer a verdade e desfrutar a vida é relacionar-se intensamente com essa pessoa: Jesus de Nazaré, o Cristo, o Filho do Deus vivo. … Não quero a espiritualidade que se sustenta em prodígios, no mínimo discutíveis, e sim, a que se manifesta no caráter.

… Voltemos à graça, à centralidade da cruz, onde tudo foi consumado. Voltemos à consciência de que fomos achados por Ele, que começou em cada filho Seu algo que vai completar; voltemos às orações e jejuns, não como fruto de obrigação ou moeda de troca, mas, como namoro apaixonado com o Ser amado da alma resgatada.

Voltemos ao amor, à convicção de que, ser cristão, é amar a Deus acima de todas as coisas e, ao próximo, como a nós mesmos; voltemos aos irmãos, não como membros de um sindicato, de um clube, ou de uma sociedade anônima, mas, como membros do corpo de Cristo. Quero relacionar-me com eles como as crianças relacionam-se com os que as alimentam, em profundo amor e senso de dependência; quero voltar a ser guardião de meu irmão e não seu juiz. Voltemos ao amor que agasalha no frio, assiste na dor, dessedenta na sede, alimenta na fome, que reparte, que não usa o pronome “meu”, mas, o pronome “nosso”.

Para que os títulos: pastor, reverendo, bispo, apóstolo, o que estes significam se todos são sacerdotes? Quero voltar a ser leigo. Para que o clericalismo? Voltemos, ao sermos servos uns dos outros aos dons do corpo que correm soltos e dão o tom litúrgico da reunião dos santos; ao, “onde dois ou três estiverem reunidos em meu Nome, eu lá estarei” de Mateus 18.20. Que o culto seja do povo e não dos dirigentes - chega de show! Voltemos aos presbíteros e diáconos, não como títulos, mas, como função: os que, sob unção da igreja local, cuidam da ministração da Palavra, da vida de oração da comunidade e para que ninguém tenha necessidade, seja material, espiritual ou social. …

Para que os templos, o institucionalismo, o denominacionalismo? Voltemos às catacumbas, à igreja local. Por que o pulpitocentrismo? Voltemos ao “instruívos uns aos outros” (Cl 3.16).

É esse também o meu pensamento.

Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

REVISTA CHAMADA DA MEIA NOITE


BOM PESSOAL GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VCS ESSA REVISTA POIS DESDE MINHA CONVERSÃO AO SENHOR QUE FAZEM 15 ANOS, TENHO ADQUIRIDO ESSAS REVISTA, JUNTAMENTE COM A NOTICIAS DE ISRAEL, TENHO APRENDIDO MUITO, SOU ASSINANTE DESSAS REVISTAS, E DESEJO QUE CADA UM FOSSE POR QUE SEI QUE EDIFICAM. UM ABRAÇO E DESFRUTEM.

AGUARDEM OS OUTROS MESES. FICA NA PAZ. DEIXE O SEU COMENTARIO.

http://www.4shared.com/file/50518004/b66ed8e4/Revista_Chamada_da_Meia_Noite_-_1_Janeiro_2008.html

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

UMA GUERRA DE 150 ANOS


UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE EXAMINARMOS UM ASSUNTO QUE VEM EM TONA
EVOLUCIONISMO X CRIACIONISMO. BAIXEM E LEIAM E TIRE AS SUAS DUVIDAS
http://www.megaupload.com/pt/?d=FZUT1XNX