quarta-feira, 11 de março de 2009

ESBOÇO BIBLÍCO - A DIFERÊNÇA DO CRISTÃO

TEMA A DIFERÊNÇA DO CRISTÃO

Texto: 13. 24-30;36-43 / Ml 3.18

INTRODUÇÃO

Quando Jesus apareceu pregando e ensinando a respeito do reino, valeu-se de parábolas com o objetivo de esclarecer as verdades que o formalismo de então havia encoberto. Nestas parábolas estão contidos os mais importantes ensinos concernentes à vida cristã.

Destacaremos algumas verdades que cremos ser de grande valor para o nosso crescimento espiritual:

I – A ORIGEM DAS MISTURAS

O papel do adversário é lutar contra a obra de Deus, fazendo oposição. É assim que o diabo, "o inimigo", é identificado na parábola (v 39). O texto deixa clara a sua existência e que ele não mede esforços para alcançar o seu objetivo.De acordo com o texto, podemos entender como o "inimigo" semeia suas "ervas daninhas" no seio da Igreja:

1. Aproveitando-se da sonolência dos ministros de Deus

Aproveitar as oportunidades é uma demonstração de quem leva a sério o alcance de suas metas. Diante disso, é bom frisar que, no momento em que os homens dormiam, ele se valeu da oportunidade e atacou.Infelizmente são muitos os que dormem o sono da negligência e da displicência espiritual. Os ministros que deveriam vigiar em oração a propriedade de Deus e zelar dela aplicando os ensinos da Palavra estão sonolentos, envolvidos em muitas ideologias. Esqueceram-se da advertência de que devemos vigiar e orar, pois o nosso "adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão buscando a quem possa tragar" (1Pd 5.8).

2. Lançando seus ataques oportunistas

O papel do adversário é o de minar a estrutura da Igreja, por isso espalha nos corações usura, inveja, heresias, orgulho, impiedade, falsidade, adultério e outros tipos de males. Veja o caso de Ananias e Safira. Eram cristãos e tinham toda a liberdade de ofertar, desde que fosse com um coração sincero e alegre. No entanto, como diz as escrituras, Satanás encheu seus corações de falsidade, avareza e destemor ao ponto de mentirem para Deus (At 5). O diabo não enfrenta os cristãos de frente, mas sempre pela retaguarda. Procura sempre oportunidades e, no menor vacilo, ataca, fere e mata (Jo 10.10).

3. Usando a sua sutileza em semear e retirar-se

Quem já presenciou o ataque de uma serpente, pôde perceber duas coisas: Primeiro, a rapidez do ataque; segundo, a estratégia. A víbora não tem interesse em segurar a vítima, ela injeta o seu veneno e volta ao seu esconderijo, aguardando o efeito mortífero do veneno atuar na presa. O diabo é chamado de "antiga serpente" (Ap 12.9), provavelmente pelas características semelhantes à da cobra venenosa. No texto vemos que o maligno semeou o joio e "retirou-se". Depois do ato perverso, ele se esconderá aguardando o veneno fazer seu efeito. A sua "ausência" dificultará a identificação do mal no seio da Igreja.

II – A DIFERENÇA IDENTIFICADA

Na apresentação do reino, o texto nos revela uma realidade: o bem e o mal coexistem. Podemos entender melhor observando os subtópicos a seguir:

1. O trigo e o joio estão plantados no mesmo campo"O campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno" (v 38). Quando o Senhor orou pelos santos, Ele disse: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal" (Jo 17.15). Os filhos do reino estão juntos com os filhos do maligno, não para serem influenciados, mas para influenciar por meio de suas vidas e pela pregação do evangelho, que é o poder de Deus para salvar e transformar o homem.

Não podemos ignorar a presença do joio e do trigo no mesmo terreno trabalhado pelo lavrador, isso nos leva a admitir a coexistência de filhos do reino e filhos das trevas na mesma congregação dos santos, e que somente no dia da colheita (arrebatamento) serão de fato distinguidos.

Hoje, com as formas variadas de culto e louvor, ficou ainda mais difícil distinguir entre um cristão e o não cristão. Por vezes chegamos a confundir trigo com joio e vice-versa.

2. O trigo e o joio são aparentemente iguais - Era comum semear joio na plantação de trigo alheio com o propósito de vingança. O joio só pode ser notado quando o trigo cresce e frutifica. Os falsos cristãos só podem ser identificados quando confrontados com os verdadeiros. Paulo chega a afirmar: "E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós" (1Co 11.19).

Assim somos nós: reunimos características comuns, porém, temos uma coisa que faz distinção entre o santo e o profano, as atitudes do nosso coração visto que são elas que dizem o que realmente somos. De acordo com o Senhor, cada árvore é conhecida pelo seu fruto (Lc 6.44a).

Os "filhos do maligno", representado pelo "joio", promovem contendas, murmurações e cismas na igreja, mas são tão íntimos dos "filhos do Reino", que é praticamente impossível arrancá-los sem prejudicar os inocentes (v 29).

III – A SEPARAÇÃO FINAL

Muitas vezes ouvimos questionamentos acerca de tanta injustiça e impiedade que reinam no mundo. No entanto, o mal não reinará eternamente, pois será exterminado definitivamente. Assim também será com os que praticam a iniqüidade, serão separados para a vergonha eterna, enquanto os que praticam a justiça herdarão o reino. E isto se dará na seguinte circunstância:

1. No tempo da ceifa (v 39) - Muitas vezes queremos efetuar, por nós mesmos, o juízo final, fazendo acepção de pessoas, excluindo-as do nosso convívio e até mesmo taxando-as de joio. Queremos ceifá-las antes do tempo. De acordo com o texto, os servos quiseram arrancar a erva que crescia junto ao trigo, mas o Senhor do campo não permitiu. A razão para tal atitude é a de preservar o trigo que provavelmente seria prejudicado, por isso o Senhor deixou tudo para o momento da ceifa. Portanto, "Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniqüidade" (Mt 13.40,41).

2. Na eternidade – Por fim, o joio encontrará o seu lugar definitivo. Os crentes de má qualidade não ficarão impunes para sempre. "Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos" (Sl 1.5).

O papel dos filhos de Deus é dar bons frutos e os do maligno é dar frutos maus. Por isso se diz: "Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se" (Ap 22.11). "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que o não o serve" (Ml 3.18).

Na eternidade, os crentes desobedientes não poderão permanecer escondidos no meio da congregação dos santos e cada um terá o seu destino. Quanto ao "joio": "E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes" (Mt 13.42), mas o "trigo": "Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça" (Mt 13.43).

CONCLUSÃO

As verdades ensinadas pelo Senhor Jesus Cristo através das parábolas não têm como objetivo apenas o acréscimo de conhecimento; visam, sobretudo, despertar a consciência daqueles que ambicionam herdar o reino de Deus.

O cristão tem papel importante como luz do mundo. Deve, portanto, fazer a diferença pelas suas obras e conduta cristã, em contraposição ao "joio" que o inimigo semeou.

Para reflexão:

¨ Você tem tido cuidado com as ciladas do inimigo?

¨ Você tem influenciado, positivamente, as pessoas no mundo?

¨ Você tem demonstrado na prática que é de fato um "trigo"?


OBS: Mensagem pregada no culto de Doutrina na Igreja Assembleia de Deus, congregação de Santo Aleixo, estrada da luz, no dia 11/03/2009

quinta-feira, 5 de março de 2009

ESBOÇO BÍBLICO - O SEGREDO DO SUCESSO DE EZEQUIAS

Tema: O Segredo do Sucesso de Ezequias

Texto: 2 Rs 18; Is. 38.5

Introdução: Lembremo-nos que parte do sucesso de seu passado será medido pelo que você faz com ele agora e pela maneira que o utiliza para se preparar para o futuro. Pois o passado é uma parte impotante das ações de hoje e dos planos de amanhã.

I. Sua grande confiança em Deus

a) Ele apegou-se de todo coração a Deus. V.3-5

Apegar-se de coração é em 1. Amor Dt 6.5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coraçäo, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”

2. Em obediencia Sl 119.2 “Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coraçäo

3. Em confiança Pv 3.5 “Confia no SENHOR de todo o teu coraçäo, e näo te estribes no teu próprio entendimento.

4. Em Oração Jr 29.13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coraçäo.

5. Em Arrependimento Jl 2.12 “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coraçäo; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

b) Manteve-se firme na Palavra de Deus V. 06

Um bom exemplo de estar firme na palavra é o que esta escrito em Mt 7.24-27 falando sobre os dois alicerces, em qual desses alicerces nos estamos firmados? Ex. o neopentencostalismo em seus três pilares: 1. Milagres; 2. Teologia da Prosperidade; 3. Batalha espiritual, tem destruido a santa escristuras com os seus modismos, e muitas igrejas evangelicas aderiram esses tipos de teologia, que de teologia não tem nada, que tem trazido muitos males a Igreja do Senhor Jesus.

II – O que Deus fez por Ezequias.

a) Deus estava com ele e deu-lhe grande êxito no seu agir v.7

Deus lhe concedeu grandes vitorias, em decorrencia de sua maneira de agir e de executar as ordens de Deus. Ex. vitoria sobre senaqueribe.

III – O que Ezequias fez por Deus

a) Fez o que agradou a Deus v. 3

b) Eliminou os idolos v. 4

c) Foi mais piedoso do que todos os seu antecessores v. 5

d) Separou-se dos incrédulos v. 7

e) Conseguiu grandes vitórias sobre os seus inimigos. V.8


Obs: Mensagem Pregada no 5º Aniversário do Cir. de Oração em Marcos Freire, na Congreçação de Marcos Freire, texto biblico da festividades. Is. 38.5b. Meus agradecimentos ao Nosso Senhor Jesus Cristo por ter me concedido essa oportunidade de ministrarmos a sua santa palavra. Ao nosso Pr. Francisco Tercio que esteve presente no aniversário ao Pb. José Zito pelo apoio, a nossa Ir. Mercia a dirigente desse cir. de oração e a todas as irmães.